
"Oh deus trabalho, nós te adoramos!"
" Oooohh poderoso deus trabalho, nós te veneramos!"
Se tem uma coisa que enche o meu saquinho é essa gente que só consegue enxergar a vida pela ótica do trabalho. Gente chata hein? Só pensam "naquilo". Só falam "daquilo". Só escrevem sobre "aquilo"! Parece tara! E o pior: são frequentemente radicais intolerantes que vivem censurando quem não vive e age como eles. Conheci, durante minha vida profissional, muitos "robôs"sem espontaneidade com difculdades sérias para se relacionar. Muitos utilizam o trabalho como ponte de acesso ao mundo dos humanos e só conversam sobre isso. Triste, pois não conseguem enxergar toda beleza e complexidade da vida que nos cerca. Reduzem a existência a alcançar o tal "sucesso". No entanto, como reza aquele funk de profundo cunho filosófico, reconheço e me rendo a sua máxima: "cada um no seu quadrado". O problema não é meu. Façam vocês, meus queridos robôzinhos, o que quiserem de suas vidas. Eu vou tocando a minha por aqui.
O lamentável mesmo é que por trás dessa preocupação excessiva com a formação e aperfeiçoamento profissional, na maioria das vezes, ao invés de um desejo, saudável até, de aprender mais, existe somente medo: medo de ser descartado.
Onde existe medo, culpa e principalmente, carência de informação (e de uma formação humanista), há sempre um oportunista vendendo salvação e cura. Com suas cartilhas e regrinhas de como se comportar aqui, ou ali. Ensinando como se deve pensar para chegar "lá" (by the way: lá é aonde mesmo?). Pior é que sempre tem aquele séquito de "robôs bebês" que se encarregam de restransmitir, sem questionamentos, "as boas novas"dos gurus da auto-ajuda profissional aos quatro ventos como se fossem verdades fundamentais (auto-ajuda para robôs?).
Só se deixa conduzir aquele que ainda não se conhece e, acima de tudo, não conhece seu próprio valor como ser singular.
Então, o que você quer ser quando crescer?
Aí Max, essa é "pra você":
Working Class Hero
John Lennon
As soon as you're born they make you feel small
By giving you no time instead of it all
Till the pain is so big you feel nothing at all
A working class hero is something to be
A working class hero is something to be
They hurt you at home and they hit you at school
They hate you if you're clever and they despise a fool
Till you're so fucking crazy you can't follow their rules
A working class hero is something to be
A working class hero is something to be
When they've tortured and scared you for twenty odd years
Then they expect you to pick a career
When you can't really function you're so full of fear
A working class hero is something to be
A working class hero is something to be
Keep you doped with religion and sex and TV
And you think you're so clever and classless and free
But you're still fucking peasants as far as I can see
A working class hero is something to be
A working class hero is something to be
There's room at the top they are telling you still
But first you must learn how to smile as you kill
If you want to be like the folks on the hill
A working class hero is something to be
A working class hero is something to be
If you want to be a hero well just follow me
If you want to be a hero well just follow me
Um comentário:
Existem muitos robôs por aqui. Tenho pena também, vivemos num mundo descartável, ninguém é insubstituível! Há uns anos atrás era mais fácil fazer carreira! Claro que sou da área tecnológica, onde fazer carreira não faz parte da nossa classe, somos eternos "piões digitais", e se reparar, fazemos questões de falar mal do nosso trabalho, se queixar da empresa em que trabalhamos e constantemente observar o mercado atrás de melhores oportunidades. O robô não, ele jamais vai procurar um outro emprego e é capaz de recusar oportunidades melhores! Aliás ele é como um cão, quem o alimenta, quem lhe garante um canil pra dormir e quem lhe bate com chicote todas as manhãs é a "sua" empresa! Não, realmente ele não vai deixar seu trabalho! E mesmo demitido, ele continua vendendo uma imagem positiva da vida e da "sua" empresa, ou ex-empresa.
Postar um comentário